Conselho escolar: visão estratégica na gestão escolar para a melhoria do Ensino Médio

Autores

  • Josaphat Soares Neto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE
  • Raphael Alves Feitosa Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.298-311.459

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Conselhos Escolares, Ensino Médio

Resumo

Os Conselhos Escolares surgiram  historicamente com a promulgação da Constituição de 1988, posteriormente, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que estabeleceu as bases da gestão democrática como estímulo ao exercício da cidadania, permitindo desta maneira, a prática de uma gestão participativa, independente e autônoma, mas vinculado à escola. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a função e participação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, na melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Teve como lócus a Escola de Ensino Fundamental e Médio Matias Beck, situada no Bairro Vicente Pinzon, Fortaleza – Ceará. A necessidade de se pesquisar o assunto surgiu a partir da seguinte reflexão: Quais influências e impactos que o Conselho Escolar exerce na construção de uma gestão democrática e na melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem do Ensino Médio na escola? Como metodologia utilizada neste trabalho, adotamos a pesquisa bibliográfica, relacionando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, intercruzando com a realidade da escola, com os desafios encontrados, perspectivas futuras, objetivos a serem alcançados. Consideramos que os Conselhos Escolares atuam como ferramentas para a participação democrática  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josaphat Soares Neto, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

Graduado em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Agronomia pela (UFC).Especialista em Coordenação Pedagógica pela (UNI7) Professor de Ciências e Biologia da rede pública estadual do Ceará. Mestrando em Ensino de Ciências e matemática (IFCE).

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Docente do Departamento de Biologia da UFC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Ceará-UFC, Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela UFC.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

NETO, J. S.; FEITOSA, R. A. Conselho escolar: visão estratégica na gestão escolar para a melhoria do Ensino Médio. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 298–311, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.298-311.459. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/459. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos