Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente

Autores

  • Lilian Natani Rosa da Silva Prefeitura de Butiá
  • Patricia Mendes Calixto IFSul - Campus Charqueadas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402

Palavras-chave:

Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho versa sobre o projeto “Pensando o Ambiente” cujo objetivo foi o desenvolvimento de sujeitos ecológicos a partir da prática da educação ambiental na escola. O processo ocorreu em encontros semanais, no turno inverso, com sessenta estudantes das séries finais do ensino fundamental da escola Municipal Engenheiro José Blaha, no município de Butiá/RS. Tratou-se das problemáticas ambientais em âmbito local, a partir da corrente crítica, proposta por Loureiro (2004). Para tanto, foram realizadas atividades teóricas e práticas com o tema meio ambiente. Buscou-se a identificação das principais vulnerabilidades ambientais e sociais presentes no Bairro Charrua, através de pesquisa bibliográfica e saídas de campo. As atividades ocorreram entre os meses de maio a novembro de 2014, que incluíram visitas a comunidade e aos municípios limítrofes. Na etapa final, os participantes foram entrevistados e analisou-se as principais mudanças observadas no âmbito escolar, na comunidade, e, em si mesmos. A metodologia para avaliação das ações foi qualitativa. Dentre os resultados, os estudantes manifestaram que a principal mudança é, hoje, a valorização de si mesmos e de sua comunidade. Isto foi possível pelas oportunidades de observar, refletir e analisar as condições locais nas quais estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mendes Calixto, IFSul - Campus Charqueadas

Geógrafa, especialista em Educação, mestre e doutora em Educação Ambiental. Professora do ensino médio, técnico e tecnológico do IFSul.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

DA SILVA, L. N. R.; CALIXTO, P. M. Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 25–36, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.25-36.402. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/402. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.