Análise temporal da qualidade da água de um arroio no sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas/ PPG em Recursos Hídricos
  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas/ Professora dos Cursos Superiores de Tecnologia ambiental
  • Philippe Braga Moraes UFPel/Acadêmico de Engenharia Agrícola
  • Hugo Alexandre Soares Guedes UFPel/ Professor Adjunto II do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (nível mestrado) e Modelagem Matemática (nível mestrado) da UFPel.
  • Alana Nunes Centeno No momento não esta vinculada a nenhuma instituição de ensino
  • Sâmara Tolentino Cecconello No momento não esta vinculada a nenhuma instituição de ensino

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.109-119.363

Palavras-chave:

IQA, recursos hídricos e parâmetros de qualidade da água

Resumo

A água é um bem indispensável para a existência da vida no planeta terra, e ao longo dos anos observa-se com maior frequência a escassez, principalmente em termos qualitativos. O objetivo do presente trabalho foi analisar a variabilidade temporal da qualidade da água em um ponto no Arroio Grande. Relacionou-se aos dados de qualidade de água as informações pluviométricas obtidas junto a ANA. Por meio do IQA observou-se que com o aumento da precipitação ocorreu uma melhora na qualidade de água do arroio. Com os resultados obtidos foi possível concluir que o índice foi capaz de prever as condições do manancial superficial ao longo do tempo, reduziu custos com análises laboratoriais, bem como forneceu resultados de fácil interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas/ PPG em Recursos Hídricos

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental, autalmente é mestranda em Recursos Hídricos

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

CENTENO, L. N.; CECCONELLO, S. T.; MORAES, P. B.; GUEDES, H. A. S.; CENTENO, A. N.; CECCONELLO, S. T. Análise temporal da qualidade da água de um arroio no sul do Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 109–119, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.109-119.363. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/363. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)