Projeto de ensino

contribuições na formação de bolsistas

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SUl - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.924-936.1703

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições do Projeto de Ensino ‘Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica’, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, na formação de bolsistas. Destarte, pautado em uma abordagem qualitativa, a partir da técnica de revisão bibliográfica e de análise documental, aborda: a) o projeto de ensino, enquanto uma política do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; e, b) a experiência vivenciada de bolsistas: aprendizagens e contribuições para a formação inicial e continuada. Os resultados indicam que a finalidade do projeto está sendo atingida, apesar de terem sido citados alguns desafios. Compreende-se que a atuação do projeto de ensino na instituição, favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e, em especial, a formação humana e profissional das bolsistas.

Palavras-chave: Formação; bolsista; projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SUl - Campus Sertão


Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

CASTAMAN, A. S. Projeto de ensino: contribuições na formação de bolsistas. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 4, p. 924–936, 2021. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.924-936.1703. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1703. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)