Estratégias no ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.774-794.1560

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, sequência didática, resolução de problemas, Matemática.

Resumo

Este artigo relata os resultados alcançados por uma estudante com deficiência intelectual a partir de uma sequência planejada para desenvolver a noção de área e perímetro dentro do conteúdo de Espaço e Forma na Matemática. Com uma metodologia que apresenta situações crescentes em dificuldade, a luz da resolução de problemas e amparados pelo uso de situações didáticas e adidáticas, pretende-se desenvolver compreensão sobre o tema estudado e autonomia na estudante para apresentar alternativas na resolução das atividades. O trabalho mostra que um roteiro cuidadoso de atividades dirigidas promove avanços significativos no entendimento dos tópicos e constitui-se num método eficiente de abordagem dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelio Adriano Diogo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduado em Licenciatura em Matemática (2000) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Ensino de Matemática (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado (2018) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência na educação básica (Ensino Médio) e superior, sendo atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no campus de Sapucaia do Sul.

Rosiane da Silva Rodrigues, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Graduada em Matemática e mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente é professora de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, principalmente em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

DIOGO, M. A.; RODRIGUES, R. da S. Estratégias no ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 774–794, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.774-794.1560. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1560. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra