A Criança e a Expressão do Pensamento através do Grafismo

Autores

  • Sílvia Helena Virote de Souza IFSUL- Charqueadas

Palavras-chave:

Desenho, Desenvolvimento gráfico infantil, Processo criativo, Construtivismo

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento do grafismo infantil, suas fases e importância para o desenvolvimento do pensamento e da construção do conhecimento na vida da criança.  Apresenta referências da importância de pais e professores conhecerem estas fases para compreenderem melhor este processo criativo e estimularem as crianças adequadamente. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa qualitativa com observação dos desenhos e relatos das crianças de dois a seis anos de uma escola particular e através de entrevistas com os pais das mesmas. Após a análise dos dados, concluí que as possibilidades apresentadas influenciam no desenvolvimento gráfico infantil, na criatividade, na construção da autonomia e da autoconfiança porque é no exercício repetido do fazer, experimentar, refazer que a criança vai formando as estruturas mentais que lhe darão a possibilidade de construir suas ações e intenções a fim de construir seu pensamento fazendo a leitura deste mundo em que vive.

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Biografia do Autor

Sílvia Helena Virote de Souza, IFSUL- Charqueadas

Professor de História no IFSUL - Campus Charqueadas.

Mestre em História pela UFRGS. Doutorando em História na mesma Instituição.

 

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

DE SOUZA, S. H. V. A Criança e a Expressão do Pensamento através do Grafismo. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/135. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas