Levantamento de indicadores demográficos de Santa Maria/RS no período de 2000 a 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.855-870.1296

Palavras-chave:

Indicadores Sociais, Estatística Descritiva, População Residente, Censo Demográfico.

Resumo

A partir do Banco de Dados disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de informações coletadas no DATASUS, procurou-se identificar tendências demográficas e sociais nos anos de estudo, comparando-se, no que diz respeito ao indicador taxa de mortalidade infantil de Santa Maria/RS com o Estado do Rio Grande do Sul, Região Sul do Brasil e o País como um todo. Além desse indicador, foram calculados e analisados também: razão de sexo, razão de dependência, idade mediana da população, taxa bruta de mortalidade, taxa específica de mortalidade por sexo e idade, índice de sobremortalidade masculina por idade, taxa bruta de natalidade e taxa de fecundidade geral. Como resultado, verificou-se que a população urbana aumentou, enquanto a rural diminuiu, sendo que as mulheres contribuíram mais que os homens em ambos os casos. Há predomínio da população feminina nas faixas de idade mais elevadas, sendo que, no meio rural essa superioridade é menor. Da mesma forma, houve um aumento na mortalidade, sendo alta nos primeiros anos de vida e a partir da terceira idade, contribuindo mais com ela o sexo masculino, que sofrem um risco bem maior dos 15 aos 49 anos.

Palavras-chave: Indicadores sociais; estatística descritiva; população residente; censo demográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorietson Braga Loiola

Bacharel em Estatística.

Luciane Flores Jacobi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Matemática Licenciatura, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Agronomia todos pela UFSM.

Professora do Departamento de Estaística do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

LOIOLA, D. B.; JACOBI, L. F. Levantamento de indicadores demográficos de Santa Maria/RS no período de 2000 a 2010 . Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 4, p. 855–870, 2021. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.855-870.1296. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1296. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)