Uso da Narração Multimodal no estudo das características da mediação do professor que influenciam o envolvimento produtivo dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290

Palavras-chave:

Mediação do professor, aprendizagem de matemática, envolvimento produtivo nas tarefas, narração multimodal.

Resumo

Neste trabalho pretende-se identificar e descrever características das ações de mediação do professor que condicionam o envolvimento produtivo dos alunos na disciplina de matemática, durante a realização de tarefas relacionadas com o tópico das “Probabilidades”. Esta investigação baseou-se num estudo de caso. Foram acompanhados os alunos de uma turma do 9.º ano, durante uma aula, utilizou-se como instrumento de recolha de dados a Narração Multimodal (NM) e procedeu-se à sua análise de conteúdo. Foram identificadas características da mediação do professor que promoveram o envolvimento produtivo dos alunos nas tarefas implementadas, bem como, ações que evidenciam o envolvimento e indicadores de produtividade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Sofia Teixeira Nunes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Licenciatura em Matemática (Ensino de), Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro; Curso de Formação Especializada: Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação de Fafe; Doutoranda em Didática de Ciências e Tecnologia, na especialidade em Didática de Ciências Matemáticas, Universidade de Trás-os_Montes e Alto Douro. Professora do ensino básico (3.º ciclo) e do secundário da disciplina de Matemática. Linhas investigadoras: Didática da matemática, jogos sérios, software educativo, recursos educativos, plataformas digitais.

Maria Manuel Nascimento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

É investigadora do CIDTFF e é professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desde 1985, em Vila Real, Portugal, onde leciona Probabilidades e Estatística, Estatística, Análise e tratamento de dados e Investigação Operacional.
Os seus principais interesses de investigação estão relacionados ao ensino de Estatística e questões relacionadas com a didática e com as atitudes face à estatística, bem como ao campo da etnomatemática. A investigação na área do pensamento crítico também tem tido grande atenção, bem como o seu enquadramento nas suas práticas letivas.

Paula Maria Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Matemática, área de especialização em semigrupos - álgebra, doutoramento concluído na Universidade de Essex, Reino Unido. É docente no departamento de Matemática, da Escola de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. É Membro colaborador do Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD/CIDTFF, da Universidade de Aveiro e membro integrado do CMAT-UTAD, polo da UTAD do Centro de Investigação de Matemática CMAT, da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

NUNES, P. S. T.; NASCIMENTO, M. M.; CATARINO, P. M. Uso da Narração Multimodal no estudo das características da mediação do professor que influenciam o envolvimento produtivo dos alunos. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 364–379, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas