A gestão democrática participativa nas escolas e a formação dos profissionais de ensino da rede estadual de Santa Catarina

Autores

  • Marcia Dos Santos Porto da Silva Silva IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Nilo Otani IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maximiliano Kruel IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.584-604.1261

Palavras-chave:

Gestão democrática, formação continuada, participação

Resumo

Este trabalho teve por objetivo a verificação da gestão democrática participativa e a formação continuada dos professores das escolas públicas do município de Jaguaruna/SC. A metodologia discorrida foi uma pesquisa qualitativa, realizando um levantamento sobre a forma de como os gestores e professores vêm se preparando em termos de formação para que a gestão democrática participava nas escolas seja uma realidade efetiva. Esta pesquisa foi realizada junto a equipe gestora e professores de todas as escolas públicas do município de Jaguaruna/SC sobre “gestão democrática participativa nas escolas e formação continuada dos profissionais de ensino da rede pública estadual de Santa Catarina”, para entender como estão sendo capacitados estes profissionais para vivenciar a gestão democrática nestas instituições. A partir da análise dos dados verificou-se que capacitações sobre gestão escolar são oferecidas apenas aos diretores de escola e que há pouco envolvimento da equipe gestora, aos professores e aos colaboradores na gestão democrática destas escolas observadas.

Palavras-chave: Gestão democrática; formação continuada; participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Dos Santos Porto da Silva Silva, IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar de Ensino-FUCAP e Coordenção Pedagógia- UFSC. Atualmente é Assistente de Educação - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Cursando Especialização em Gestão Pública na Educação Proficional e tenológica - IFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoal. Tem interesse na formação de professores, Administração Pública e Gestão Escolar com ênfase na Gestão Democrática.

Nilo Otani, IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina

É docente do Instituto Federal de Santa Catarina no Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead/IFSC). Pós-Doutor pela Florida Christian University; Doutor pelo EGC/UFSC; Mestre em Administração CPGA/UFSC; Especialista em Formação EaD (SEI/UNIP); Bacharel em Administração (PUC/SP). Pesquisador na área de Ensino com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Auditor - ISO 9001.  Avaliador INEP/MEC. Avaliador CEE/SC.

 

Maximiliano Kruel, IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Cruz Alta, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorando em Economia pela Universidade de Salamanca, Espanha. Possui experiência em gestão de empresas e coordenação de equipes, atuando em diversos setores do serviço, comércio e indústria, no Brasil, Espanha e Inglaterra. Experiência docente como professor em diversas faculdades e universidades nos cursos de graduação em administração e nos programas de MBA nas áreas de Controladoria, Finanças e Gestão Empresarial. Consultor financeiro e palestrante. Atualmente professor substituto no Centro de Referência em Educação a distância do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

SILVA, M. D. S. P. da S.; OTANI, N.; KRUEL, M. A gestão democrática participativa nas escolas e a formação dos profissionais de ensino da rede estadual de Santa Catarina. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 584–604, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.584-604.1261. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1261. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas