O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul Câmpus Lajeado para professores da Educação Básica do Vale do Taquari/RS

Autores

  • Michele Roos Marchesan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS
  • Naiara Dal Molin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
  • Meirelis Corin de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
  • Helena Miranda da Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.579-588.1215

Palavras-chave:

Formação continuada, professores, educação básica, metodologias ativas, reflexão sobre a prática.

Resumo

Este relato de experiência apresenta resultados de um projeto de pesquisa que investigou o impacto dos cursos de formação continuada, ofertados por um Instituto Federal, no fazer pedagógico de professores da Educação Básica da região do Vale do Taquari/RS. O projeto surgiu da necessidade de avaliar cinco cursos de formação continuada, ofertados entre os anos 2015 e 2017, e de planejar outras formações. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico sobre os temas: formação continuada de professores e metodologias ativas de ensino. A partir desse estudo foram elaborados questionários para diagnosticar o impacto de cada curso de formação continuada no fazer pedagógico, tendo como público-alvo os 90 professores que concluíram as formações. As informações levantadas foram tabuladas e analisadas, à luz do referencial teórico. Os resultados da pesquisa mostram que: os cursos abrangeram 14 municípios da região; 95,56% dos professores participantes atuam em escolas públicas; os cursos permitiram a reflexão sobre a prática docente, a ressignificação de conhecimentos, a discussão de metodologias ativas de ensino e a troca de experiências, contribuindo para formação continuada dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Membro do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Naiara Dal Molin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.


Licenciada em História (UFSM).

Mestre e Doutora em Ciência Política (UFRGS).

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Meirelis Corin de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Ensino Médio pela Escola Estadual de Educação Básica – Dom Pedro I (Quevedos).

Graduação em andamento.

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Assistente de alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Helena Miranda da Silva Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.


Especialista em Informática na Educação - UFRGS.

Licenciada em Pedagogia.

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

MARCHESAN, M. R.; KUHN, M. C.; DAL MOLIN, N.; CORIN DE OLIVEIRA, M.; MIRANDA DA SILVA ARAÚJO, H. O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul Câmpus Lajeado para professores da Educação Básica do Vale do Taquari/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 579–588, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.579-588.1215. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1215. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas