Uso de tecnologia no desenvolvimento de jogos educativos eletrônicos para a promoção de saúde bucal e Educação Ambiental

Autores

  • Mikeias Santos dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Fabricio Moraes Pereira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Amanda Menezes Medeiros Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.843-854.1180

Palavras-chave:

Jogos de vídeo, Jogos experimentais, Promoção da saúde, Saúde bucal, Conservação dos recursos naturais

Resumo

Este estudo envolveu estudantes da rede pública de 06 a 07 anos de idade, residentes do distrito de Mosqueiro na cidade de Belém-PA. O objetivo principal do projeto foi a construção de jogo educativo eletrônico, para provedor Desktop, abordando temas necessários à saúde da comunidade. A ferramenta de eleição foi o Scracth.mit, que transforma a complexa linguagem de programação em blocos como em um quebra-cabeça, facilitando a construção de animações e jogos, viabilizando o desenvolvimento da aplicação pelo próprio profissional de saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação com a produção e aplicação de um software educacional a ser inserido nas atividades escolares. O resultado deste trabalho é o desenvolvimento do jogo “Saúde bucal e Sustentabilidade”, que aborda temas que fazem parte da realidade da população atendida. O jogo foi testado com uma turma de 2º ano do ensino fundamental menor, com 22 escolares no total. Através de questionário pós-jogo, observaram-se resultados relevantes tanto quanto à promoção da saúde bucal quanto à sustentabilidade, além de boa aceitação do público-alvo, porém fica evidente a necessidade de maiores esforços dos profissionais de odontologia em apropriarem-se das novas tecnologias para aplicação em ações coletivas de promoção de saúde, assim como aprofundamento nas mudanças sociais contemporâneas, mudanças climáticas, racionamento de recursos naturais e sustentabilidade.

Palavras-chave: Jogos de vídeo; jogos experimentais; promoção da saúde; saúde bucal; conservação dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikeias Santos dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Faculdade de Odontologia - UFPA

Fabricio Moraes Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, Instituto de Ciências da Saúde - UFPA

Amanda Menezes Medeiros, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família - UEPA

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Associada ao Instituto de Ciências da Saúde - UFPA

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

DOS SANTOS, M. S.; PEREIRA, F. M.; MEDEIROS, A. M.; DO NASCIMENTO, L. S. Uso de tecnologia no desenvolvimento de jogos educativos eletrônicos para a promoção de saúde bucal e Educação Ambiental. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 4, p. 843–854, 2021. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.843-854.1180. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1180. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde