Ensino e Aprendizagem na Educação da Infância: a atualidade da teoria de aprendizagem de Vygotsky para a pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1414-1424.1090

Palavras-chave:

Vygotsky, Educação da Infância, Educação, Pesquisa

Resumo

Este estudo buscou investigar de que forma os estudos de Vygotsky são articulados nas pesquisas sobre educação da infância. Para compreender esse cenário foi realizada uma revisão da literatura a partir dos trabalhos relacionados a temática, encontrados no Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Como metodologia de análise e coleta dos dados utilizaram-se os pressupostos da revisão sistemática de literatura, na qual a busca pelos trabalhos relacionados ao tema resultou em 27 artigos correlatos ao eixo temático Educação da Infância e a teoria histórico-cultural de Vygostsky. A partir dos trabalhos selecionados estabeleceram-se três categorias de análise referente a abordagem dos conceitos e estudos de Vygotsky nas práticas de ensino relacionadas à infância. Os resultados indicaram que parte dos estudos utiliza dos pressupostos de Vygotsky para refletir sobre práticas de ensino na infância, revelando a atualidade do pensamento vygotskiano para esta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Ostroski Salles, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Especial e Especialista em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia. Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências UEPG). Grupo de Pesquisa em Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade (UEPG)e Grupo de Pesquisa Educação a Distância - formação docente para o ensino de ciência e tecnologia UTFPR). E-mail: virginia.utfpr@gmail.com

Graziela Ferreira De Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Pedagogia. Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Bolsista CAPES.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Cálculo Integral no curso Interdisciplinar em Ciências Naturais; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor Adjunto IV no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalha em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre educação, ciência e tecnologia, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: consultoria de impacto tecnológico, mediação de tecnologia, Ensino Superior e a Escola Básica, didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Atua com a investigação de processos de ensino-aprendizagem envolvendo: relações entre a arte e as ciências naturais, filosofia da ciência e da tecnologia, história e filosofia das ciências naturais, arte e ciência, teorias de aprendizagem e praticas educativas envolvendo ciências naturais e as TIC.

Antonio Carlos Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

 

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

SALLES, V. O.; DE SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M.; MIQUELIN, A. F.; FRASSON, A. C. Ensino e Aprendizagem na Educação da Infância: a atualidade da teoria de aprendizagem de Vygotsky para a pesquisa em educação. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1414–1424, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1414-1424.1090. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1090. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)