Ensino de Ciências e experimentação: reconhecendo obstáculos e possibilidades das atividades investigativas em uma formação continuada

Autores

  • Lucas Peres Guimarães PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA
  • Denise Leal de Castro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
  • Valéria Lima PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA
  • Maylta dos Anjos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1164-1174.991

Resumo

Esse trabalho pretende relatar os obstáculos e as possibilidades da experimentação, como recurso didático, evidenciando o viés investigativo como um caminho a ser  conhecido. Uma das atividades mais utilizadas no ensino de Ciências na escola é a experimentação, um recurso de ensino viável para a transposição didática. A concepção tradicional de ensino  continua, muitas vezes, presente nas aulas, não contribuindo para que sejam interativas e problematizadoras. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando a fundamentação apresentada por estudiosos da área. A pesquisa participante ajudou-nos na coleta de informações, realizadas por meio de um questionário aberto, relacionando atividades docentes que envolveram a experimentação no espaço escolar, e os resultados apresentados através de uma oficina ministrada aos professores de Ciências oferecida pela Secretaria de Educação de Barra Mansa (RJ). Discussões sobre  a experimentação surgiram nesse espaço, enfatizando o viés investigativo como recurso didático possível para  que a efetivação do ensino de ciências e para que o aluno assuma o papel de protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

GUIMARÃES, L. P.; CASTRO, D. L. de; LIMA, V.; DOS ANJOS, M. Ensino de Ciências e experimentação: reconhecendo obstáculos e possibilidades das atividades investigativas em uma formação continuada. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1164–1174, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1164-1174.991. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/991. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos