Tecnologias digitais na Educação Superior: compreensões acerca da formação permanente de professores em uma rede de conversação

Daniel da Silva Silveira, Tanise Paula Novello, Débora Pereira Laurino

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa de uma Universidade Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.

Palavras-chave


Formação de Professores; Rede de Conversação; Tecnologias Digitais

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1034-1044.990

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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