Projeto Pré-Cálculo na Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a contribuição para acadêmicos da matemática e outras áreas científicas

Autores

  • Cecília Elenir dos Santos Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Carla Beatriz Spohr Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1154-1163.924

Palavras-chave:

Cálculo, Observação Participativa, Aprendizagem Significativa, Subsunçor

Resumo

Alguns alunos ao ingressarem no ensino superior apresentam dificuldades na aprendizagem de matemática ou alguma defasagem oriunda do ensino anterior, e para superar estas dificuldades, instituições como a Universidade Federal de Santa Maria desenvolvem o curso de Extensão Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior. O objetivo do presente trabalho é relatar a dinâmica do desenvolvimento deste projeto, ministrado por alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Para tanto, foi realizada uma observação participante para compreender as ações desenvolvidas, e as implicações destas para os acadêmicos envolvidos. Ao longo dos cinco encontros que compõe a primeira etapa do projeto, os monitores, a professora coordenadora e o professor colaborador utilizaram exemplos, exercícios, vídeo, representações e explicações, sempre buscando propiciar a interação. Considera-se que projetos como este trazem significativos benefícios, aos monitores pela experiência e vivência docente e aos novos acadêmicos, por retomarem os conteúdos, aprender e adquirir o domínio de conceitos que serão necessários para a efetiva aprendizagem de Cálculo em diferentes cursos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Elenir dos Santos Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação em Ciências.

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Matemática.

Carla Beatriz Spohr, Universidade Federal do Pampa

Professora do Departamento de Física.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

DOS SANTOS ROCHA, C. E.; PEREIRA SANTAROSA, M. C.; SPOHR, C. B. Projeto Pré-Cálculo na Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a contribuição para acadêmicos da matemática e outras áreas científicas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1154–1163, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1154-1163.924. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/924. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)