A construção de objetos de aprendizagem como metodologia ativa para o ensino de integrais duplas

Autores

  • Adriano Edo Neuenfeldt Univates - RS
  • Rogério José Schuck Univates/RS
  • Lara Kalkmann Goulart Univates-RS
  • Derli Juliano Neuenfeldt Univates-RS
  • Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Filial Hospital Universitário de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.350-362.794

Palavras-chave:

Cálculo, Teoria e prática, Objetos de aprendizagem

Resumo

Este trabalho versa sobre atividades compartilhadas e realizadas em uma disciplina de Cálculo II, de uma instituição do Ensino Superior, a partir de apontamentos e reflexões pertinentes às dificuldades e concepções de alunos de Cursos de Engenharia, quanto à compreensão do conceito de integral dupla e do seu uso no cálculo de área e volume. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; GIL, 2002), na qual se buscou uma aproximação entre teoria e prática (DEMO, 2006, D’AMBROSIO, 2008, VEIGA-NETO, 2014).  Como parte do processo avaliativo, os estudantes elaboraram, confeccionaram e apresentaram um sólido geométrico com o respectivo cálculo de área e volume a partir de integral dupla. Percebeu-se que essa produção se caracterizou como um objeto de aprendizagem potencialmente significativo (AGUIAR; FLORES, 2014, BRAGA, 2014, WILEY, 2000, MOREIRA; MASSONI, 2016, AUSUBEL, 1963) e contribuiu para os processos de ensino e de aprendizagem da turma, instigando e valorizando a pesquisa extraclasse e a participação dos estudantes como elementos essenciais para uma metodologia ativa (BERBEL, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Univates - RS

Doutorando em Ensino/Univates. Mestrado em Educação/UFSM. Especialização em TICs/UFSM. Licenciatura em Matemática/UFSM. Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM.

Docente no Ensino Superior na Área das Ciências Exatas e Tecnológicas/Univates/RS

Rua Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário, Lajeado/RS - Brasil | CEP 95914-014

Rogério José Schuck, Univates/RS

Doutor em Filosofia - PUC/RS

Docente do PPGEnsino - Univates/RS

Lara Kalkmann Goulart, Univates-RS

Acadêmica do Curso de Psicologia - Univates/RS

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates-RS

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento - Univates/RS

Docente e coordenador do Curso de Educação Física - Univates/RS

Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Filial Hospital Universitário de Santa Maria

Mestre em Ciências Sociais - UFSM, Licenciada em Ciências Sociais e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

NEUENFELDT, A. E.; SCHUCK, R. J.; GOULART, L. K.; NEUENFELDT, D. J.; RODRIGUES, A. W. da L. A construção de objetos de aprendizagem como metodologia ativa para o ensino de integrais duplas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 350–362, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.350-362.794. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/794. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)