Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza

Autores

  • Tiago Amador Tamanini Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
  • Tânia Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.168-185.771

Palavras-chave:

Estratégias Educativas, Interfaces Disciplinares, Educação Pela Pesquisa

Resumo

A presente investigação aborda as percepções de educadores de ciências da natureza do ensino médio, que participaram de um curso de extensão acerca de interfaces disciplinares, a respeito de tal estratégia educativa no ensino de ciências. Inicialmente foi realizada uma releitura das pesquisas sobre o tema em questão, percebendo os elementos que endossam a estratégia educativa das interfaces disciplinares de acordo com as ideias destes teóricos, bem como as suas definições para as diferentes formas de cindi-las. Em um segundo momento é revisitada a educação pela pesquisa como uma proposição pedagógica para o desenvolvimento de diferentes interfaces disciplinares. As manifestações dos professores, obtidas por meio de um questionário, foram investigadas pela Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que houve, na maioria dos resultados, pressupostos metodológicos ao se estabelecerem interfaces disciplinares, bem como uma sintonia desta para com a educação pela pesquisa, e uma clara ideia da existência de diferentes interfaces disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amador Tamanini, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul

Professor de Química

Mestre em Ensino de Química

Doutorando do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Tânia Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

AMADOR TAMANINI, T.; MISKINIS SALGADO, T. D. Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 168–185, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.168-185.771. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/771. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)