Mostra fotográfica multimídia: espaços de aprendizagem inovadora em educação ambiental

Autores

  • Clarissa Felkl Prevedello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Vieira Essinger Instituto Federal Sul-rio-grandense.
  • Débora Cristina Secchi Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.328-340.479

Palavras-chave:

Mostra Fotográfica, Extensão, Educação Ambiental, Aprendizagem Inovadora.

Resumo

Este artigo se refere ao projeto de extensão Mostra Fotográfica Multimídia “Visitando a Cooperativa FRAGET-COOTAFRA”, idealizado pelo Núcleo de Gestão Ambiental Integrada da Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense. A proposta teve como objetivo de promover situações de aprendizagem inovadoras sobre a importância socioambiental das cooperativas de reciclagem.  A Mostra foi composta por imagens que retratam o dia a dia da Cooperativa, os processos por onde passa cada tipo de resíduo e as pessoas que lá trabalham e que tiram seu sustento da reciclagem. Registros de som do ambiente interno da Cooperativa também fizeram parte da Mostra, propondo maior ambientação dos visitantes ao tema das fotografias, juntamente com imagens registradas pelos próprios cooperativados, revelando seus pontos de vista sobre o trabalho que realizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Felkl Prevedello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual e Licenciada em Formação de Professores para Educação Profissional na área de Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Programadora Visual na Editora da UFRGS. Atuou como Programadora Visual na Coordenadoria de Comunicação Social, Professora Pesquisadora orientando Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Mídias da Educação e Professora Pesquisadora Formadora no Curso de Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Formação Continuada no do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e Professora Conteúdista e Formadora no Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Curso de Design Educacional para Material Didático Digital oferecido pelo IFSul. Já atuou também como Professora Orientadora da UAB no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação da UFSM e como bolsista de diagramação no Projeto do Curso Técnico de Automação Industrial na modalidade a distância, Programa e-Tec Brasil, Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil e como Técnica em Planejamento Gráfico no Projeto da Produção do Material Didático do Curso de Graduação a Distância em Educação Especial na UFSM. Foi docente nos Cursos de Graduação em Desenho Industrial da UFSM e no Curso Técnico em Estilismo e Moda da Universidade Regional Integrada (URI).

Daniel Vieira Essinger, Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Débora Cristina Secchi, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

PREVEDELLO, C. F.; ESSINGER, D. V.; SECCHI, D. C. Mostra fotográfica multimídia: espaços de aprendizagem inovadora em educação ambiental. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 328–340, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.328-340.479. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/479. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)