Formação Inicial para o Ensino de Ciências: perspectivas de licenciandos imersos em uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Franciele Pires Ruas Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luiz Fernando Mackedanz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.50-66.470

Palavras-chave:

Formação de professores, Interdisciplinaridade, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo relata uma investigação realizada com os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências na modalidade à distância de uma universidade pública gaúcha. Buscamos entender suas compreensões sobre a proposta de curso interdisciplinar e como constroem suas concepções acerca da interdisciplinaridade a partir da sua vivência no curso. Para isso, acompanhamos ao longo de dois semestres, buscando analisar no discurso dos estudantes a emergência do fenômeno estudado. Para essa análise, fazemos uso da cartografia, o que permitiu avaliar que para os alunos a interdisciplinaridade é percebida como uma comunicação entre especialistas e entre conhecimentos disciplinares envolvidos em uma temática ou eixo central, de modo que possam interagir e enriquecer-se mutuamente. Além disso, percebemos que os alunos investem na missão da qual foram incumbidos: romper com o ensino tradicional disciplinar e utilizar a interdisciplinaridade, na forma de integração dos saberes, como uma estratégia inovadora de ensino.

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

RUAS, F. P.; MACKEDANZ, L. F. Formação Inicial para o Ensino de Ciências: perspectivas de licenciandos imersos em uma proposta interdisciplinar. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 50–66, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.50-66.470. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/470. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas