A relação professor-aluno por dois olhares entre colegas-professores no curso de Formação Pedagógica Básica e Profissional

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • Thaís Ramos Viegas Estudante do Mestrado em informática na educação do IFRS - Campus Poa
  • Marcelo Paravisi Professor de Informática do IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.50-61.423

Palavras-chave:

Formação Docente, Profissão Professor, Colegas de Profissão.

Resumo

O trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência, ocorrida durante o curso de Pós-Graduação de Formação Pedagógica Básica e Profissional, no IFRS – Campus Osório, que pode ser analisada sobre dois olhares (docente e aluno) mesmo sendo todos professores: o olhar do colega (docente) que agora é estudante, por ser aluno do curso. A metodologia do trabalho é um estudo de caso empírico e qualitativo. A base teórica que fundamenta as reflexões analisadas é o processo espiral de construção do conhecimento pela Teoria do Piaget; e Paulo Freire. Aponta-se como resultado o processo de aprendizagem recíproca entre os colegas ora aluno e professor, e a dinamicidade da profissão docente, e desta forma os saberes são na maioria das vezes inesperados por ambas as partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matemática

Pós-Doutora em Piscicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento

Doutora em Informática na Educação

Mestre Ensino de Matemática

Licenciada em Matemática

Bacharel em Ciência Contábeis

Thaís Ramos Viegas, Estudante do Mestrado em informática na educação do IFRS - Campus Poa


Licenciada em Informática

Pós-Graduada em Educação Profissional e Básica

Mestranda em Informática na Educação

Marcelo Paravisi, Professor de Informática do IFRS - Campus Osório

Bacharel em Ciência da Computação

Mestre em Informática

Pós-Graduado em Educação Profissional e Básica

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

DE BONA, A. S.; VIEGAS, T. R.; PARAVISI, M. A relação professor-aluno por dois olhares entre colegas-professores no curso de Formação Pedagógica Básica e Profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 50–61, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.50-61.423. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)