Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS, Departamento de Matemática Pura e Aplicada.
  • Carla Fabiane Bonatto Professora de Matemática do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Michelsch João da Silva IFRS -Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.61-78.397

Resumo

No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS, Departamento de Matemática Pura e Aplicada.

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

SILVA, R. S. da; BONATTO, C. F.; DA SILVA, M. J. Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 61–78, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.61-78.397. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/397. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra