Alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão

Autores

  • Michele Roos Marchesan Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.118-129.380

Palavras-chave:

Escola, Ciência, Tecnologia, Sociedade

Resumo

Este ensaio bibliográfico discute a alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão, pois se observa um descompasso entre as práticas educativas e as transformações que vêm ocorrendo na sociedade, como os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação produtiva, as mudanças no processo de trabalho e a intensificação dos meios de comunicação. A supervalorização da ciência e da tecnologia pela escola e a sociedade exige repensar os processos de ensino e aprendizagem para diminuir o distanciamento entre a escola e a vida dos alunos. Sugere-se um ensino que proporcione a construção de uma cidadania para pensar, tomar decisões, propor alternativas e capaz de perceber os aspectos positivos e negativos da ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino no Centro Universitário UNIVATES.

Membra do Projeto de Pesquisa "Mestrados para a Formação de Docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem" - UNIVATES.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

MARCHESAN, M. R.; KUHN, M. C. Alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 118–129, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.118-129.380. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/380. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.