SUDS (Sustainable Urban Drainage Systems): Uma Contextualização Histórica

Autores

  • Cristiano Poleto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

SUDS, bacia hidrográfica urbana, sustentabilidade

Resumo

O fenômeno da urbanização aliado à impermeabilização do solo impede a infiltração das águas pluviais, evitando a recarga de aquíferos e gerando um aumento da variável “escoamento superficial” durante os períodos de chuva. Isso acelera a velocidade da água e, consequentemente, aumenta o volume que chega aos pontos mais baixos da bacia, provocando inundações e outros problemas recorrentes nesses períodos (erosões, assoreamentos, doenças, etc.). Esse problema provoca danos econômico-ambientais e, principalmente, expõe a vida de inúmeras pessoas em risco. Então, visando aumentar a infiltração das águas pluviais no solo e controlar o escoamento superficial, surgiu o SUDS (Sustainable Urban Drainage Systems), com sua proposta de sustentabilidade. O SUDS tem sido estudado e aplicado em vários países, especialmente em países desenvolvidos. O presente trabalho apresenta uma contextualização histórica do sistema de drenagem pluvial, desde sua origem até o SUDS, em diversos países, além de situar a realidade brasileira com relação aos aspectos de sustentabilidade em bacias hidrográficas urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Poleto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

possui graduação em Engenharia Civil (1996), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2007) e Pós-Doutorado na Coventry University na Inglaterra (2009). Tem experiência na área de Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, recursos hídricos, sedimentos fluviais, qualidade dos sedimentos, poluição difusa e metais, granulometria laser e bacias hidrográficas urbanas. Experiência na elaboração de um curso de Especialização em Meio Ambiente e disciplinas Técnicas de EAD, além da organização de cursos de extensão e Eventos Científicos.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

POLETO, C. SUDS (Sustainable Urban Drainage Systems): Uma Contextualização Histórica. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/38. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharias