Tecnologia digital como recurso didático para potencializar o processo de aprendizagem em desenho técnico na educação profissional

Autores

  • Tiago Vega Custódio Universidade Federal de Pelotas
  • Fernando Augusto Treptow Brod
  • João Ladislau Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.80-98.360

Palavras-chave:

Ciências Humanas, educação, ciência e tecnologia

Resumo

A abordagem do presente estudo foi balizada em analisar a opinião de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSulCampus Pelotas do Curso Técnico de Eletromecânica, com relação ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a execução de desenhos técnicos. O estudo originou-se de minha inquietação, enquanto docente da disciplina Desenho Técnico, de como as TDIC podem potencializar o processo de ensinar e de aprender desenhos técnicos, já que a disciplina passa por um processo de reestruturação curricular. O trabalho foi desenvolvido com cinco turmas do Curso Técnico de Eletromecânica do IFSul. Os alunos participantes do estudo foram convidados a responder um questionário com questões abertas e fechadas, com a finalidade de identificar as dificuldades e potencialidades encontradas por eles na disciplina, caracterizando também as necessidades curriculares para a reestruturação desta cadeira para modalidade de regime integrado. As entrevistas foram realizadas com a ferramenta Formulários do Google Docs, a qual possibilitou a criação de gráficos a partir dos resultados obtidos nas questões fechadas. Para analisar as respostas abertas, foi utilizada uma estratégia metodológica baseada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre (2005). Segundo os resultados obtidos através das entrevistas, concluiu-se que as TDIC facilitaram o processo de aprendizagem na disciplina Desenho Técnico. Em relação às necessidades curriculares, em virtude da reestruturação do curso para a modalidade de regime Integrado, constatou-se que o fim dos desenhos técnicos executados a mão não deverá acarretar decréscimo na aprendizagem dos alunos enquanto a disciplina for trabalhada com auxílio das Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

CUSTÓDIO, T. V.; BROD, F. A. T.; LOPES, J. L. Tecnologia digital como recurso didático para potencializar o processo de aprendizagem em desenho técnico na educação profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 80–98, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.80-98.360. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/360. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.