Sequência generalizada de Pell (SGP): aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de um modelo

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.27-41.324

Palavras-chave:

Sequência de Pell, Sequência Generalizada de Pell, História da Matemática, Investigação histórica.

Resumo

Neste artigo trazemos uma discussão, que não desconsidera elementos de ordem histórica, atinentes ao modelo matemático que nomeamos por Sequência de Pell – SP. Mostraremos os resultados de artigos especializados, predominantemente das décadas de 80 e 90, que indicam resultados que validam a generalização do referido modelo, e que passa a ser nomeado, então, como Sequência Generalizada de Pell – SGP. Intimamente relacionado com outra duas outras sequências emblemáticas, como a sequência de Fibonacci e de Lucas, apontaremos propriedades e relações desconsideradas por autores de livros de História da Matemática - HM e demarcaremos determinados elementos que podem atuar decidamente para um entendimento da evolução epistemológica de um modelo devido a John Pell, o qual preserva seu vigor e se mostra indene ao passar dos séculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

licenciado, bacharel em matematica, mestre em educaçao com enfase no ensino, mestre em matematica, doutorando em educação com enfase no ensino.

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

ALVES, F. R. V. Sequência generalizada de Pell (SGP): aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de um modelo. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 27–41, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.27-41.324. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/324. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>