Engenharia Didática no contexto da Transição Complexa do Cálculo: aspectos epistemológicos e metodológicos sobre a noção de integração de funções

Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


O presente trabalho apresenta uma análise epistemológica e implicações metodológicas teóricas com o assunto envolvendo a noção de integração de funções na variável complexa. Assim, diante do seu caráter reconhecidamente abstrato, apresenta alguns elementos clássicos constituintes de uma Engenharia Didática – ED. Isso posto, o trabalho discute ainda fatores que atuaram no sentido da consubstanciação de uma esfera de práticas investigativas no âmbito da Didática da Matemática - DM, com interesse declarado pelo ensino/aprendizagem e, como aplicação, aborda o caso da integral de Fresnel, com arrimo na Teoria das Situações Didáticas – TSD. De acordo com as características da ED, temos a possibilidade de buscar o acréscimo de conhecimentos didático-metodológicos sobre a noção de integração, tendo como cenário a Transição Complexa do Cálculo – TCC. 


Palavras-chave


engenharia didática; transição complexa do cálculo; aspectos epistemológicos e metodológicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.47-64.322

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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