A concepção de Etno presente em algumas dissertações Brasileiras

Renata Vieira Santos, Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


Motivado pela observação da abrangência provocada pelas diversas interpretações do prefixo etno, presente na etimologia etno matema tica proposta por D’Ambrosio, este artigo apresenta um levantamento das dissertações produzidas no Brasil referentes à Etnomatemática. Esse levantamento foi desenvolvido de acordo com a orientações propostas por Biembengut (2008), dessa forma trata-se de um mapeamento na pesquisa educacional. Os dados utilizados encontram-se disponíveis no site da CAPES, em que optou-se por uma amostragem de seis dissertações. Buscou-se também conhecer os teóricos que influenciaram na escrita das pesquisas, o conceito adotado por cada pesquisador e os efeitos gerados por tais percepções nas produções analisadas.


Palavras-chave


etno; etnomatemática; mapeamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.38-49.313

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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