Isolamento de DNA genômico utilizando sementes de Erythrina crista-galli L. (Corticeira-do-banhado) e Schizolobium parahyba (Vell.) Blake (Guapuruvu)

Autores

  • Luciano Moura de Mello Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Leonardo Severo da Costa UFSM
  • Caetano Miguel Lemos Serrote UFSM
  • Lia Rejane Reiniger UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.49-60.283

Palavras-chave:

DNA genômico, semente, embrião

Resumo

A Corticeira-do-banhado é uma espécie nativa do sul do Brasil com grande potencial na arborização urbana. Esforços com o isolamento de DNA genômico a partir de folhas e câmbio vascular em E. crista-galli indicaram contaminação por possissacarídeos ou polifenóis. O Guapuruvu é nativo da Floresta Atlântica e o DNA isolado de folhas já foram utilizadas com sucesso na avaliação da diversidade genética. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um novo e mais rápido protocolo para o isolamento de DNA utilizando sementes destas espécies. O protocolo proposto apresentou melhores resultados qualiquantitativos em relação às fontes anteriormente avaliadas para E. crista-galli e o tempo médio da execução da técnica mostrou-se significativamente menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Moura de Mello, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Biólogo, Especialista em Ecologia, Mestre e Doutor em Ciência & Tecnologia de Sementes pela UFPel. Professor de Biologia dos Cursos Técnicos Integrados de Eletroeletrônica, Informática para a Internet e Sistemas de Energias Renováveis do IFSul Santana do Livramento.

Leonardo Severo da Costa, UFSM

Doutorando. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, UFSM

Caetano Miguel Lemos Serrote, UFSM

Mestrando. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, UFSM

Lia Rejane Reiniger, UFSM

Professora, Eng. Agr. Dra. Departamento de Fitotecnia

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

MELLO, L. M. de; COSTA, L. S. da; SERROTE, C. M. L.; REINIGER, L. R. Isolamento de DNA genômico utilizando sementes de Erythrina crista-galli L. (Corticeira-do-banhado) e Schizolobium parahyba (Vell.) Blake (Guapuruvu). Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 49–60, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.49-60.283. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/283. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)