Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática

Autores

  • Luciano Sant'Ana Agne Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
  • João Batista Siqueira Harres Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.75-86.252

Palavras-chave:

Concepções de Ensino, Ensino de Matemática, Modelos didáticos

Resumo

O presente artigo trata da relação entre os modelos didáticos e as concepções de pesquisadores sobre o ensino de Matemática. Os dados e resultados fazem parte da pesquisa de mestrado concluída pelo autor. Neste trabalho foram relacionados três modelos didáticos, o absolutista, relativista e evolutivo-construtivista, com as concepções de ensino de 22 autores de dissertações de mestrado aprovadas no âmbito do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS. Os dados foram obtidos pelo processo de Análise Textual Discursiva dos trabalhos. A pesquisa conclui que as concepções de ensino dos professores influenciam no processo de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Sant'Ana Agne, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e doutorando do programa de Educação em Ciências e Matemática da PUC RS

João Batista Siqueira Harres, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

AGNE, L. S.; SIQUEIRA HARRES, J. B. Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 75–86, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.75-86.252. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/252. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas