A Resolução de Problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos de Engenharia: uma experiência

Autores

  • Diego Monteiro Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro http://orcid.org/0000-0003-2019-2567
  • Nilson Sergio Peres Stahl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.294-308.1664

Palavras-chave:

Resolução de problemas, cálculo, engenharia, ensino-aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta um trabalho realizado utilizando-se da Resolução de Problemas (RP), preconizada por George Polya, para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral aos alunos de cursos de Engenharia (Computação, Produção e Mecânica). Nosso objetivo principal foi compreender de que forma a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral. Foram realizadas duas atividades contendo situações-problema contextualizadas com temas da Engenharia a fim de promover um ensino significativo na disciplina. A experiência aqui relatada foi desenvolvida com um total de 31 estudantes matriculados na disciplina Cálculo 1 ofertada por duas instituições de ensino superior em Campos dos Goytacazes, RJ. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando-se na coleta de dados de questionários com perguntas abertas respondidas pelos educandos. Os resultados apontaram importantes benefícios promovidos pelo uso da Metodologia de Resolução de Problemas ao ensino de Cálculo como: trabalho colaborativo, conteúdo contextualizado, facilitação do aprendizado, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Monteiro Gomes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestrado em andamento em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, na linha de pesquisa Ensino de Ciências. Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes - Campos (2017). Possui interesse em Metodologias Ativas de ensino. Desenvolve o projeto de mestrado no ensino de Cálculo Diferencial e Integral pela Metodologia de ensino-aprendizagem Resolução de Problemas.

 

Nilson Sergio Peres Stahl, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos (1988), graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática 1º Grau pela Universidade São Francisco (1982), graduação em engenharia civil pela Universidade São Francisco (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003)., pós doutorado em Rutgers State University of New Jersey, EUA, onde pesquisou sobre Ensino/Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual e análise qualitativa de dados. Toda produção científica, a partir do ano de 2014, incluindo orientações de dissertação de Mestrado, Teses de Doutorado, artigos e capítulos de livros publicados são resultados de esforços da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - na outorga de bolsa para Pós Doutorado Sênior no Exterior pelo período de 12 meses PROCESSO BEX nº 1471/14-7. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro credenciado nos Programas de pós Graduação em Cognição e Linguagem e Ciências Naturais. Foi coordenador do PARFOR por cinco anos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, metodologia de ensino, ambientes virtuais de aprendizagem, análise qualitativa de dados, modelagem matemática, formação de professores e Pesquisas em interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

GOMES, D. M.; STAHL, N. S. P. A Resolução de Problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos de Engenharia: uma experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 294–308, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.294-308.1664. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1664. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra