A Influência da Família no Processo de Alfabetização

Janete Dillmann de Paula

Resumo


As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, estão relacionadas a algum transtorno de aprendizagem que pode ser definido como um impedimento psicológico ou neurológico para desempenhar a linguagem oral, escrita ou até mesmo para condutas em gerais. A família assume um papel indispensável em relação à formação do caráter da criança, pois é através dela que a criança é inserida na sociedade e, ao mesmo tempo, é a família a responsável por modelar e programar o comportamento e a identidade da criança. Neste trabalho objetivo investigar a influência da família no processo de alfabetização. Para tanto, o trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa qualitativa a partir da investigação de casos e estudo bibliográfico. A partir das entrevistas e observações realizadas com os alunos e suas famílias, utilizo o método descritivo e de pesquisas bibliográficas para buscar respostas aos questionamentos lançados anteriormente. Concluiu-se através da pesquisas com as famílias que muitas estão de certa forma acomodadas, têm transferido a função de educar exclusivamente para a escola, ausentando-se inclusive do seu papel na educação formal dos filhos.


Palavras-chave


Família; Educação; Alfabetização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.9.2012.%25p.139

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex