Vivências e Historicidades: tecendo o currículo na educação de jovens e adultos

Denise de Melo Sotelo

Resumo


O presente artigo pretende fazer uma análise histórica da Educação de Jovens e adultos, focando em seu contexto atual, considerando as especificidades dessa clientela, desde a heterogeneidade de faixa etária, diversidade cultural e motivação, e as suas necessidades em tempos de contemporaneidade. Faz também uma abordagem quanto à valorização das identidades, das vivências e histórias de vida de cada indivíduo, como subsísios para a elaboração de um currículo diferenciado e a práxis pedagógica, com vistas à inclusão e à inserção social. O artigo avalia ainda a importância do professor como mediador desse processo e o papel da formação continuada na construção de um perfil diferenciado do educador dessa modalidade de ensino.

Palavras-chave


EJA; Professor; Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.9.2012.%25p.137

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex