A Literatura Infanto-juvenil na Contemporaneidade: um outro olhar para o literário em sala de aula

Autores

  • Denise Fonseca dos Santos Curia IFSUL- Charqueadas

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil, Leitor, Práticas literárias, Formação do leitor.

Resumo

Este artigo nasceu de inquietações de uma jovem professora de Língua Portuguesa enquanto a verdade em suas práticas em sala de aula. Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental não possuem em sua grade curricular um momento dedicado somente à Literatura, esta precisa ser trabalhada na aula de Língua. Minha intenção não é dar uma receita de como trabalhar o literário com os adolescentes, muito menos discutir o que é ou não literatura para este público, mas sim pararmos e refletirmos sobre o histórico de importância que se dá ao gênero neste momento de vida e de formação dos jovens. Sabendo que a leitura é ingrediente imprescindível na formação de um sujeito crítico, é chegada a hora de mudanças nas práticas literárias escolares. As crianças, muitas vezes, não trazem esta cultura de suas casas, então a tarefa de formação do leitor é compromisso da escola, do professor. Mas o professor, não pode ser qualquer professor. Ele precisa ser um leitor apaixonado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Fonseca dos Santos Curia, IFSUL- Charqueadas

Professor de História no IFSUL - Campus Charqueadas.

Mestre em História pela UFRGS. Doutorando em História na mesma Instituição.

 

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

CURIA, D. F. dos S. A Literatura Infanto-juvenil na Contemporaneidade: um outro olhar para o literário em sala de aula. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/134. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas