Análise do tratamento térmico de tegumentos de Araucaria na presença de ureia em culturas de Saccharomyces cerevisiae e Eruca sativa, visando o seu uso potencial como insumo agrícola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.107-119.1331

Palavras-chave:

biomassa residual, tratamento hidrotérmico, atividade biológica.

Resumo

Este trabalho realizou ensaios biológicos para os carvões produzidos pelo tratamento térmico de tegumentos de Araucaria com o objetivo de estudar o potencial uso agrícola dos carvões. Os carvões foram monitorados através dos parâmetros: rendimento gravimétrico, remoção de íons cobre (II), produção de espuma em culturas de Saccharomyces cerevisiae, taxa de germinação de Eruca sativa, altura de Eruca sativa e energia de band gap. Os tegumentos foram moídos em um triturador mecânico e tratados termicamente na presença de ureia nas temperaturas de 250, 300, 350, 400, 450 e 500 oC. Os resultados experimentais evidenciam que as respostas biológicas de Saccharomyces cerevisiae e de Eruca sativa estão associadas ao comportamento espectroscópico dos materiais produzidos nas diferentes temperaturas. Em estudos de modelagem biológica verificou-se que o processo de tratamento térmico dos tegumentos na presença de ureia, apresenta potencialidade para ser usado na produção de insumos agrícolas. Em temperatura próxima a 500 oC, os carvões produzidos, promovem o desenvolvimento de Eruca sativa e apresentam maior toxicidade para Saccharomyces cerevisiae.

Palavras-chave: Biomassa residual; tratamento térmico; atividade biológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Nicolini, IFPR

Laboratório de Corantes e Processos Pirolíticos - LACOPPI, Departamento de Química, Instituto Federal do Paraná,  Ciências Exatas e da Terra.

Keller Paulo Nicolini, IFPR

Laboratório de Corantes e Processos Pirolíticos - LACOPPI, Departamento de Química, Instituto Federal do Paraná, Ciências Exatas e da Terra.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Ramos, E. K. K. de, Santos, W. I., Vizolli, S., Nicolini, J., & Nicolini, K. P. (2021). Análise do tratamento térmico de tegumentos de Araucaria na presença de ureia em culturas de Saccharomyces cerevisiae e Eruca sativa, visando o seu uso potencial como insumo agrícola. Revista Thema, 19(1), 107-119. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.107-119.1331

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)