Acesso, permanência e êxito no Ensino Superior: análise do desempenho acadêmico e da evasão de estudantes no IFCE

Sandro César Silveira Jucá, Francineuma Guedes Candido, Solonildo Almeida da Silva, Francisco Régis Vieira Alves

Resumo


A expansão do Ensino Superior brasileiro nos últimos anos e a adoção de políticas públicas, trouxeram à universidade um número expressivo de estudantes provenientes de escolas públicas e em condições socioeconômicas adversas. Diante dessas condições é necessário que se ofereçam meios para incentivar a permanência e o êxito dos estudantes. Desse modo, o presente artigo objetiva analisar o rendimento acadêmico e a permanência de alunos ingressantes nos cursos superiores do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza, observando-se sua progressão através do índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a fim de obter dados sobre o impacto da política de cotas na instituição. A amostra foi composta por alunos regularmente matriculados, para cálculo do desempenho, e por egressos sem êxito, para cálculo da evasão. A análise de rendimento revelou que os alunos não cotistas têm um rendimento superior aos cotistas, mas não há uma diferença significativa entre os dois grupos. Na análise da evasão, verificou-se que o número de alunos cotistas evadidos foi menor em quatro dos sete períodos analisados. Conclui-se que é necessário que haja uma mediação para redução dessa diferença a fim de incluir efetivamente os alunos cotistas na instituição.


Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas Educacionais de Acesso ao Ensino Superior; Desempenho Acadêmico; Evasão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.115-128.1170

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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