Alfabetização Científico-Tecnológica com músicas: entendendo visões de ciências de Thomas Kuhn e Paul Feyerabend nas metáforas de Raul Seixas

Autores

  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e Universidade Estadual de Maringá.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.24-34.1072

Palavras-chave:

Músicas, Visões de ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar excertos de músicas que possam refletir visões de ciências e proporcionar contribuições ao processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no Ensino de Ciências. Foram contempladas duas músicas do Raul Seixas, cuja análise buscou seguir as recomendações de Bardin (2011). A oportunidade de se refletir sobre visões de ciências, com a utilização de músicas, entremostra uma possibilidade incomensurável ao Ensino de Ciências, pois o conteúdo epistemológico pode ser valorizado e proporcionar uma visão mais ampla e mais adequada do conhecimento científico, contribuir para o entendimento da produção e evolução da ciência, mitigar as imagens estereotipadas sobre a figura dos cientistas e favorecer, assim, a ACT dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT), UTFPR e Prof. de Física da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Bolsista CAPES-PRODOUTORAL.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e Universidade Estadual de Maringá.

Professor Titular desde 2001, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(-UTFPR/PG) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT nos cursos: Mestrado Profissional e Doutorado acadêmico

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

MELO, M. G. de A.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S. de C. R. da. Alfabetização Científico-Tecnológica com músicas: entendendo visões de ciências de Thomas Kuhn e Paul Feyerabend nas metáforas de Raul Seixas. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 24–34, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.24-34.1072. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1072. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)