Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais

Autores

  • Marcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1538-1548.1060

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Criação de Jogos, Anos Iniciais.

Resumo

Considerando a relevância de atividades com Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática para a formação da cidadania crítica e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, e reconhecendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como parte da Ciência e do cotidiano, o presente trabalho descreve uma experiência de abordagem da Modelagem Matemática por meio dos recursos tecnológicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência relata o desenvolvimento de Jogos no Scratch na perspectiva da Modelagem Matemática por alunos do 5º ano de uma escola municipal de Cascavel/PR. A experiência é parte das atividades desenvolvidas nas aulas de Informática Educacional que integram as atividades regulares desenvolvidas na escola e revela que é possível, já nos anos iniciais, desenvolver atividades com Modelagem Matemática, vinculadas à utilização tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Kaminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Ensino em Linguagens e Tecnologias na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico Em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é Instrutora de Informática Educacional - Secretaria Municipal De Educação de Cascavel -PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Programação e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como trabalho complementar, atualmente desenvolve Projeto de Horta e Jardinagem Escolar.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Clodis Boscarioli é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente e orientador nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - nível de Mestrado Acadêmico e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Foi criador e tutor do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) da UNIOESTE e pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa ICONE-EPUSP e Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1538–1548, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1538-1548.1060. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1060. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos