Para além do pensamento social hegemônico: Abdias do Nascimento e a condição afro-brasileira

Autores

  • André Luis Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Abdias do Nascimento, Pensamento Social, Relações Raciais.

Resumo

A importância dos intelectuais militantes, nos diversos movimentos sociais contemporâneos, não pode ser medida apenas por sua atuação frente às organizações ou instituições concebidas pela sociedade civil. Muitos deles tendem a estabelecer novas formas de percepção e análise da realidade social em que estão inseridos. Tais formas de percepção propiciam análises – que se encontram a margem do espaço acadêmico – sobre os fenômenos sociais, os quais merecem um tratamento sociológico que busque contemplar a lacuna deixada no debate sobre o pensamento social brasileiro. Este é o caso de Abdias do Nascimento, considerado internacionalmente como um dos principais pensadores pan-africanistas. Sua obra representa um aporte central para a análise da natureza orgânica e estrutural do racismo latino-americano, especialmente a partir da perspectiva da política regional.  O que este trabalho propõe é que se pense produção para além do militantismo, já bastante analisado por diversos autores, localizando sua contribuição analítica ao pensamento social brasileiro. O que se pretende evidenciar ao longo do texto é a forma como esse modelo analítico é produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS) (Doutorado),bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), Professor-Temporário na Universidade Federal de Pelotas. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Sociologia (PPGS/UFRGS). Tem interesse, principalmente, pelos seguintes temas: relações étnico-raciais; pós-colonialismo e produção do conhecimento em Ciências Sociais; teoria sociológica e a obra do intelectual Abdias do Nascimento.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

PEREIRA, A. L. Para além do pensamento social hegemônico: Abdias do Nascimento e a condição afro-brasileira. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/104. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas