Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior

Autores

  • Rejane Padilha Quedi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1256-1268.1033

Palavras-chave:

Ensino de estatística. Lacunas conceituais. Educação básica.

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar as lacunas conceituais sobre conceitos básicos de estatística de acadêmicos ingressantes no curso superior. Participaram da pesquisa 200 acadêmicos de uma universidade do Norte do Rio Grande do Sul, que, na época da coleta de dados, ainda não haviam cursado disciplinas da graduação abordando conceitos de estatística. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com quatro questões abertas sobre representação gráfica, dados em série e agrupados, que abordavam conceitos de média aritmética, moda, mediana, desvio padrão, interpretação tabular e gráfica. Para evidenciar as lacunas, analisaram-se os dados a partir do número de respostas certas e erradas. Ainda, para examinar se as respostas dos egressos de escolas da rede pública de ensino apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em instituições privadas de ensino, aplicou-se o teste exato de Fisher. Os resultados apontam a existência de lacunas conceituais entre os participantes para dados em série e dados agrupados. Os resultados também evidenciam que para alguns elementos pesquisados as respostas dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em escolas públicas apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos egressos de escolas da rede privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Padilha Quedi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF

Licenciada em Matemática - UPF

Bacharel em Ciências da Computação - UPF

Mestranda Em Ensino de Ciências e Matemática - UPF

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Física. Especialista em Física. Graduado em MATEMÁTICA LP. Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e coordenador do curso de Física da Universidade de Passo Fundo. Também é professor de física da Escola Redentorista Instituto Menino Deus e no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

QUEDI, R. P.; DARROZ, L. M. Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1256–1268, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1256-1268.1033. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1033. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra