Aprofundamento teórico-metodológico da resolução de problemas na formação de professores de Ciências

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do rio Grande do Sul/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.96-114.1031

Palavras-chave:

Formação de professores, Metodologia de Resolução de problemas, Ensino de Ciências.

Resumo

Neste trabalho relata-se uma investigação realizada com professores de Ciências da Natureza em que se discutem aspectos observados nos contextos das aulas de Ciências a partir da proposta de utilização da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica. O objetivo foi verificar como os professores colocam em prática aspectos trabalhados no curso de formação. Para isso, foram observadas e analisadas as aulas de cinco professores de Ciências da Natureza. Constatou-se que os professores apesar de compreenderem que a Resolução de Problemas traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, não utilizavam a metodologia em suas salas de aula. A formação permitiu o aprimoramento das práticas profissionais dos professores e a constituição de uma base teórica de sustentação dessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do rio Grande do Sul/UFRGS

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. dos. Aprofundamento teórico-metodológico da resolução de problemas na formação de professores de Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 96–114, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.96-114.1031. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1031. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.