Avaliação ambiental e estudo qualitativo de hidrocarbonetos poliaromáticos da região da Colônia Z-3 - Laguna dos Patos, Pelotas – RS

Autores

  • Eloisa Elena Hasse de Sousa Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo

Este documento descreve a extração e análise de hidrocarbonetos no sedimento da colônia Z-3, localizado no "Saco do Laranjal", região estuarina da Laguna dos Patos. A extração foi realizada em um equipamento de Soxhlet com acetona / hexano (1:1 v/v) como solvente extrator. O extrato foi fracionado por cromatografia líquida preparativa em coluna de sílica / alumina, gerando duas frações principais: hidrocarbonetos saturados (F1) e hidrocarbonetos aromáticos (F2). A fração F2 foi analisada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas em um sistema HRGC/TOFMS. Vários HPAs de importância ambiental, foram identificados e suas estruturas sugerem contaminação de origem pirolítica e petrogênica. A comparação entre os pontos considerados demonstra a capacidade de diluição da lagoa. O estudo físico-químico da água na mesma região indica um local pouco afetado por atividades antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

DE SOUSA, E. E. H. Avaliação ambiental e estudo qualitativo de hidrocarbonetos poliaromáticos da região da Colônia Z-3 - Laguna dos Patos, Pelotas – RS. Revista Thema, Pelotas, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/10. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra