Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Thema?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para submeter originais, após efetuar o cadastro de usuário, basta acessar o sistema, clicar em “autor” e iniciar o processo de cinco (05) passos de submissão. O envio de originais para a Revista Thema será feito unicamente por meio deste site, em arquivos DOC ou ODT (ver templates em "Condições para submissão", incluídas no final desta página).

* A submissão de originais é gratuita e não são cobradas taxas para a sua revisão (avaliação).

** É importante a menção de que, mesmo diante de todo o processo de avaliação a que são submetidos os originais, incluindo a verificação utilizando programa específico antiplágio, se houver comprovação de algum tipo de plágio de texto (SPINAK, 2013) já publicado (incluido: parafrasear, repetir pesquisa, fonte secundária, duplicação, verbatim, colaboração não ética, atribuição enganosa, replicação, fonte inválida, completo), os editores da Revista Thema se reservam no direito de retirar o texto do sistema.

SPINAK, E. Ética editorial e o problema do plágio. SciELO em Perspectiva, 2 out. 2013. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2013/10/02/etica-editorial-e-o-problema-do-plagio>. Acesso em: 30 mai. 2019.

Havendo dúvidas neste processo consulte o Tutorial de submissão.

 

Abaixo seguem instruções importantes para a submissão de originais:

A Revista aceita originais escritos somente em língua portuguesa nos seguintes formatos:

1. Artigo: síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica;

2. Relato: relatos de caso ou experiência, de conteúdo inédito e relevante, devendo estar amparada em referencial teórico que dê subsídios a sua análise;

3. Resenha: Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira, recentemente publicada;

4. Nota Científica: Categoria de original científico que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetitíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que os trabalhos científicos completos, não precisando obedecer a estrutura clássica. Tem o mesmo rigor científico dos "Trabalhos Científicos" e o mesmo valor como publicação.

 

Instruções adicionais


No preparo do original deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do original (até três linhas);

b) Título em inglês;

c) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas): o resumo deve conter entre 550 e 1200 caracteres, incluindo os espaços. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no mínimo três (03) e no máximo cinco (05);

d) Abstract (exceto para resenhas) e Key-words (exceto para resenhas);

e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral;

f) Referências bibliográficas conforme especificado nas normas à seguir.

 

Os textos deverão ser submetidos considerando as seguintes normas:

a) Fonte Tahoma, tamanho 11, espaçamento 1,15;

b) Tamanho máximo dos trabalhos:

     I – 60.000 caracteres (com espaços) para artigos;

     II – 35.000 caracteres (com espaços) para relatos e ensaios;

     III – 15.000 caracteres (com espaços) para resenhas.

c) Papel A4;

d) Margens de 2 cm;

e) Páginas numeradas;

g) As notas de rodapé devem ser numeradas e constar no final da página em que ocorrer;

h) As citações devem obedecer à forma (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANO) ou (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANO, p.xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANOa, p.xx);

i) As referências bibliográficas deverão ser feitas ao final do trabalho, de acordo com a normatização ABNT (NBR 6023/2002), conforme indicado abaixo:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, prenomes sem abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Monografias, teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo. Local do curso(cidade): nome da universidade (abreviado), ano de publicação. Monografia, Dissertação ou Tese, nome da faculdade, centro ou instituto, nome da universidade por extenso, ano de conclusão.

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e preferencialmente inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

     

  2. Os arquivos para submissão dos originais estão em formato Microsoft Word (.doc) ou LibreOffice Writer (.odt) - (desde que não ultrapassem 2MB), utilizando a template-thema.

     

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

     

  4. O corpo do texto está em espaço 1,15 lines; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

     

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

     

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Microsoft Word (arquivos .doc): Utilizando o gerenciador de arquivos do Windows, clicar no arquivo c/ o botão direito do mouse > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo: > Marcar: Autores > Marcar: Salvo por  > OK .

    No caso do LibreOffice Writer (arquivos .odt: LibreOffice > Preferences... > LibreOffice > User Data > Address [limpar todos os campos]), garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.

     

  7. Orientações para os Autores sobre a avaliação dos originais. PDF

     

  8. Template a ser utilizada para envio do original

    - Template formato LibreOffice Writer: template-thema.odt
    - Template formato Microsoft Word: template-thema.doc

    OBS: Caso não consiga fazer o upload do arquivo, enviar solicitação de envio para revistathema@ifsul.edu.br.

     

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.

A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.

Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.

Creative Commons License

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.