Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.048-059.1563

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a importância do vestuário como meio de comunicação para a sociedade, e como a mesma pode apropria-se do vestuário para utilizá-lo com essa finalidade. O estudo propõe uma pesquisa bibliográfica embasada por autores das áreas da sociologia, comunicação, moda, história e semiótica, para comprovar tal relevância. Através também de algumas exemplificações de como pode ser analisada a distinção de categorias como classe social, e a identificação de períodos históricos por meio do vestuário. Ressaltando a importância da maneira que é utilizada o vestuário, resultando em como a imagem refletida é percebida pelos demais indivíduos que estão ao seu redor

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Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal Sul Rio Grandense

Acadêmica no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e técnica em Vestuário, pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, contribui para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e participa como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon.

 

Frantieska Huszar Schneid, ifsul cavg

Doutoranda e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente dos Cursos Técnico em Vestuário (no qual coordenou durante os anos de 2010 e 2011) e Tecnólogo em Design de Moda (membro do colegiado do curso), ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense. É professora convidada do curso de Especialização em Gestão de Moda: Comunicação, Marketing e Estilo, ministrando a disciplina de Estilo, Identidade, Consumo e Cultura. Desenvolve pesquisas em fotografias, com enfoque na relação memória e indumentária. Participa de vários eventos nas áreas: Ciências Humanas, Artes - Moda e Interdisciplinar no Brasil e no exterior, bem como produção bibliográfica em revistas científicas que abordem o tema de sua pesquisa. Representante local da cidade de Pelotas - RS do movimento Fashion Revolution.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

SILVEIRA, L. P. da; SCHNEID, F. H. Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 048–059, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.048-059.1563. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos