Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (extensões de arquivo ".doc" ou ".docx"), LibreOffice (extensão de arquivo ".odt") ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em entrelinhamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • As figuras estão sendo enviadas também em arquivos separados, em formato JPG ou similar, com seu arquivo de imagem nomeado conforme a numeração no texto: "Figura1.jpg", por exemplo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções abaixo foram seguidas, para assegurar a avaliação de pares cega:

    A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Microsoft Word (arquivos .doc): Utilizando o gerenciador de arquivos do Windows, clicar no arquivo c/ o botão direito do mouse > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo: > Marcar: Autores > Marcar: Salvo por > OK .

    No caso do LibreOffice Writer (arquivos .odt: LibreOffice > Preferences... > LibreOffice > User Data > Address [limpar todos os campos]), garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.

Diretrizes para Autores

PRAZO ATUAL DE SUBMISSÕES: fluxo contínuo (ver comunicado em relação à pandemia). 

Para submeter manuscritos, após efetuar o cadastro de usuário, basta acessar o sistema, clicar na aba "Submissões" (no painel à esquerda) e clicar no botão "Nova submissão". O envio de manuscritos para a Revista Poliedro será feito unicamente por meio deste site. A submissão de manuscritos é gratuita e não são cobradas taxas para a sua revisão (avaliação). Havendo dúvidas neste processo, envie e-mail para revistapoliedro@gmail.com. Abaixo seguem instruções importantes para a submissão de manuscritos:

As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando a sua periodicidade preferencialmente semestral, haverá provável fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente. ATENÇÃO: a partir de 2022, essa regra será modificada! Acesse o comunicado abaixo para mais detalhes:

https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/announcement/view/19

A Revista Poliedro aceita manuscritos em português, espanhol ou inglês nos seguintes formatos:

1. Artigo: síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica. A prioridade é para aqueles escritos por doutores, doutorandos e mestres. No caso de textos de mestrandos e/ou graduados, a prioridade é para aqueles que sejam escritos em co-autoria com doutores, doutorandos e/ou mestres;

2. Iniciação Científica: textos escritos por graduandos, graduados ou alunos de especialização, com caráter de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso, sendo obrigatória a indicação de orientador/a (regra para submissões realizadas a partir de outubro de 2020). A titulação mínima do/a orientador/a será a de mestre, sendo preferencialmente avaliados os trabalhos orientados por doutores;

3. Resenha: Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira;

4. Ensaio: Texto breve, expondo idéias, críticas e reflexões a respeito de certo tema. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre determinado tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico;

5. Entrevista: devem ser submetidas acompanhadas de termo de ciência do/a entrevistado/a, anexado como documento suplementar dentro do sistema de envios da revista.

 

ATENÇÃO: eventuais imagens inseridas nos textos devem ser enviadas em seus respectivos lugares de inserção no texto, e também em arquivos separados, em formato JPG ou similar, com seu arquivo de imagem nomeado conforme a numeração no texto: "Figura1.jpg", por exemplo. Imagens com problemas de resolução não serão publicadas.

 

No preparo do manuscrito (clique aqui para acessar o modelo), deverá ser observada a seguinte estrutura, nessa ordem:

ATENÇÃO: Não é necessária a paginação no arquivo de envio, pois ela é modificada na diagramação final de cada edição.

a) Título e subtítulo do texto (até duas linhas) no idioma original do texto;

b) Título traduzido para o espanhol OU inglês (em caso de texto original em português) ou título traduzido para o português (em caso de texto original em espanhol ou inglês);

c) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas e entrevistas) no idioma original do texto. O resumo deve conter entre 500 e 800 caracteres, incluindo os espaços. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do texto, devem ser entre três (03) e cinco (05);

d) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas e entrevistas) traduzidos para o espanhol OU inglês (em caso de texto original em português) ou ainda para o português (em caso de texto original em espanhol ou inglês). As regras de tamanho seguem as mesmas do item "C". Termos em espanhol: "Resumen" e "Palabras clave", termos em inglês: "Abstract" e "Keywords";

e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral;

f) Referências bibliográficas conforme especificado nas normas a seguir.

 

Os textos deverão ser submetidos considerando as seguintes normas (mesmo formato do modelo citado acima):

a) Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5;

b) Tamanho máximo dos trabalhos (os números abaixo incluem títulos, resumos, palavras-chave e suas respectivas traduções para idioma estrangeiro):

I – entre 20.000 e 60.000 caracteres (com espaços) para artigos e ensaios;

II – entre 10.000 e 45.000 (com espaços) para artigos de iniciação científica;

III – até 25.000 caracteres (com espaços) para resenhas;

IV – limite livre para entrevistas.

c) Formato A4;

d) Margens superior e esquerda de 3cm, e inferior e direita de 2cm;

e) As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, Ano) ou (Sobrenome do Autor, Ano, p. XX). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, AnoA, p. XX);

f) As referências bibliográficas deverão ser feitas ao final do trabalho, de acordo com a normatização ABNT (NBR 6023/2018), conforme indicado abaixo:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, prenomes sem abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Monografias, teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo.  Local do curso(cidade): nome da universidade (abreviado), ano de publicação. Monografia, Dissertação ou Tese, nome da faculdade, centro ou instituto, nome da universidade por extenso, ano de conclusão.

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Entrevistas

Devem ser submetidas acompanhadas de termo de ciência do/a entrevistado/a, anexado como documento suplementar dentro do sistema de envios da revista.

Artigos

Síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica. A prioridade é para aqueles escritos por doutores, doutorandos e mestres. No caso de textos de mestrandos e/ou graduados, a prioridade é para aqueles que sejam escritos em co-autoria com mestres, doutorandos e/ou doutores.

Iniciação Científica

Textos escritos por graduandos, graduados ou alunos de especialização, sendo obrigatória a indicação de orientador/a (regra para submissões realizadas a partir de outubro de 2020), com caráter de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso. O nome do/a orientador/a deve ser inserido abaixo do nome do autor, com indicação de orientação. Ex.: "Fulano de Tal (orientador)". A titulação mínima do/a orientador/a será a de mestre, sendo preferencialmente avaliados os trabalhos orientados por doutores.

Resenhas

Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira.

Ensaios

Texto breve, expondo idéias, críticas e reflexões a respeito de certo tema. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre determinado tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Política de Privacidade

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for services provided by our publication, not being released for other purposes or to third parties.