Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação

Autores

  • Laiana Pereira da Silveira Instituto Federal Sul Rio Grandense
  • Frantieska Huszar Schneid ifsul cavg

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.048-059.1563

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a importância do vestuário como meio de comunicação para a sociedade, e como a mesma pode apropria-se do vestuário para utilizá-lo com essa finalidade. O estudo propõe uma pesquisa bibliográfica embasada por autores das áreas da sociologia, comunicação, moda, história e semiótica, para comprovar tal relevância. Através também de algumas exemplificações de como pode ser analisada a distinção de categorias como classe social, e a identificação de períodos históricos por meio do vestuário. Ressaltando a importância da maneira que é utilizada o vestuário, resultando em como a imagem refletida é percebida pelos demais indivíduos que estão ao seu redor

Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal Sul Rio Grandense

Acadêmica no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e técnica em Vestuário, pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, contribui para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e participa como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon.

 

Frantieska Huszar Schneid, ifsul cavg

Doutoranda e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente dos Cursos Técnico em Vestuário (no qual coordenou durante os anos de 2010 e 2011) e Tecnólogo em Design de Moda (membro do colegiado do curso), ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense. É professora convidada do curso de Especialização em Gestão de Moda: Comunicação, Marketing e Estilo, ministrando a disciplina de Estilo, Identidade, Consumo e Cultura. Desenvolve pesquisas em fotografias, com enfoque na relação memória e indumentária. Participa de vários eventos nas áreas: Ciências Humanas, Artes - Moda e Interdisciplinar no Brasil e no exterior, bem como produção bibliográfica em revistas científicas que abordem o tema de sua pesquisa. Representante local da cidade de Pelotas - RS do movimento Fashion Revolution.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

SILVEIRA, L. P. da; SCHNEID, F. H. Semiótica da moda: o vestuário como um meio de comunicação. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 048-059, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.048-059.1563. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1563. Acesso em: 27 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos