Metodologia da interpretação adaptada ao desenvolvimento de projeto de móveis planejados

Autores

  • Quetelim Andreoli Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Alexandre Vergínio Assunção

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.160-178.1186

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho e metodologia bibliográfica. O tema central é a discussão a respeito da articulação simbólica, levando em conta o design emocional, a hermenêutica profunda e a imaginação ativa no processo de criação de projetos de móveis planejados modulares. Em um primeiro momento, fez-se um aparato sobre conceitos chaves do design e autores que validassem a fala sobre um assunto que aborda um universo de difícil mensuração. Posteriormente, passou-se a um estudo teórico sobre as conceituações de móveis planejados modulares e seus segmentos. Em seguida, adaptou-se ao processo de criação de móveis planejados modulares o método da hermenêutica profunda de Thompson com o auxílio da teoria de articulação simbólica de Beccari. Por fim, explanou-se o passo a passo obtido com os estudos feitos neste trabalho. Os resultados obtidos apontam para a extrema importância de se levar em conta os aspectos emocionais, tanto quanto os funcionais, durante o desenvolvimento do projeto de móveis planejados modulares, no entanto este trabalho não se propõe validar o método proposto em um caso específico.

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Biografia do Autor

Quetelim Andreoli Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Bacharelanda em Design com experiência na área de design de móveis planejados. Técnica em Design de Móveis.

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

TEIXEIRA, Q. A.; VERGÍNIO ASSUNÇÃO, A. Metodologia da interpretação adaptada ao desenvolvimento de projeto de móveis planejados. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 2, n. 2, p. 160–178, 2018. DOI: 10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.160-178.1186. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1186. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Iniciação Científica