Redesenho do logotipo Marias Bonitas: aplicação do design colaborativo

Nathalie Assunção Minuzi, Leila Maria Santos Araújo, Giana Tondolo Bonilla, Márcia Eliane Paixão

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o redesenho e posicionamento de marca do coletivo Marias Bonitas, localizado na cidade de Santa Maria - RS. A partir da demanda apresentada por um coletivo de mulheres, busca-se aplicar o redesenho por meio de uma estratégia colaborativa, juntamente com outras ações que promovam o desenvolvimento do coletivo. Como metodologia foi utilizada a abordagem do Design Thinking, onde o foco do projeto está centrado no usuário. Neste caso, as mulheres foram as responsáveis por redefinir a marca com o auxílio técnico de uma designer, e assim pensar seu posicionamento, considerando o desenvolvimento social desta localidade. Como resultado do redesenho da marca, houve uma maior aceitação deste posicionamento pelo coletivo e pela comunidade, e obtivemos um redesenho da identidade visual e um manual desta para o uso do grupo em seus produtos e nas redes sociais.


Texto completo:

PDF

Referências


BROWN, T. Design Thinking. Disponível em: https://emprendedoresupa.files.wordpress.com/2010/08/p02_brown-design-thinking.pdf. Acesso em: 10, jul. 2018.

FURRIER, M. T. Posicionamento e reposicionamento de marcas. In: Gestão de Marcas no contexto brasileiro. SERRALVO. F. A.(org.). São Paulo: Saraiva, 2008.

OMPI, Organización Mundial de la propriedad intelectual. Disponível em: http://www.wipo.int/wipo_magazine/es/2006/01/. Acesso em: 18, abr. 2018.

TOMIYA, E. Branding Analítico: Métodos Quantitativos para Gestão da Marca.

São Paulo: ATLAS S.A, 2014.

WHEELER. A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.021-034.1069

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Nathalie Assunção Minuzi, Leila Maria Santos Araújo, Giana Tondolo Bonilla, Márcia Eliane Paixão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/revistapoliedro/

Twitter: https://twitter.com/revistapoliedro/

 

 

Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.

Licença Creative Commons