Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Poliedro é um periódico que visa a divulgação de pesquisas e seus resultados na área do Design. Visa divulgar artigos: 1) de caráter teórico e/ou crítico e de divulgação de resultados; 2) com objetivos claros e relevantes à área, assim como os aspectos metodológicos que devem estar bem explicados; 3) com embasamentos aprofundados das teorias abordadas; 4) com contribuição científica com discussões relevantes ao Design; 5) apresentar resultados, propor metodologias de pesquisa e criação, quando for o caso; 6) oferecer espaço e incentivar a iniciação científica aos alunos de graduação para que possam ter seus artigos publicados.


 

Políticas de Seção

Entrevistas

Devem ser submetidas acompanhadas de termo de ciência do/a entrevistado/a para o e-mail revistapoliedro@gmail.com.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica. A prioridade é para aqueles escritos por doutores, doutorandos e mestres. No caso de textos de mestrandos e/ou graduados, a prioridade é para aqueles que sejam escritos em co-autoria com mestres, doutorandos e/ou doutores;

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Iniciação Científica

Textos escritos por graduandos, graduados ou alunos de especialização, não necessariamente em co-autoria com orientadores/as, com caráter de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso. O nome do/a orientador/a deve ser inserido abaixo do nome do autor, com indicação de orientação. Ex.: "Fulano de Tal (orientador)".

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Texto breve, expondo idéias, críticas e reflexões a respeito de certo tema. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre determinado tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Em um primeiro momento, os textos enviados para esta revista serão avaliados com relação à normas e regras de submissão. Nessa etapa, podem ser solicitados ajustes (prazo de 10 dias) ou ser reprovada a submissão por não estar adequada ao foco e escopo do periódico. Posteriormente, os textos serão encaminhados para avaliação da revista por pares (integrantes do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc) e de forma cega (peer-review, blind-review). O prazo para avaliação é de 4 semanas.

 

Periodicidade

Os itens da Revista Poliedro serão publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto para cada número de volume. As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando que a sua periodicidade mínima é semestral, sempre haverá fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...