ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA AÇÃO INTUITIVA?

Autores

  • Marcelo Cadaval Da Fonseca
  • Fernanda Antoniolo Hammes De Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.513

Resumo

A escola, como local de interação humana, oportuniza  aos estudantes um ambiente no qual lida com diferentes demandas cognitivas, sociais e emocionais. Assim a escola é lócus de desenvolvimento humano, oportunizando o aprimoramento de aspectos cognitivos e não cognitivos (socioemocionais). Nesse caso, as práticas pedagógicas são fundamentais, pois a mediação docente afeta diretamente o desenvolvimento integral dos estudantes.
No que diz respeito aos aspectos socioemocionais, cabe ao professor ter o entendimento que sua prática pedagógica deve apoiar-se em uma epistemologia que supra as demandas necessárias para essa formação integral, ou seja, ele deve levar em consideração as interações socias, a tríade aluno-conhecimento-professor, o processo de modelagem e os conflitos sociocognitivos que emergem no ambiente de sala de aula.
Tal consideração se aproxima da perspectiva da Epistemologia Genética, na qual o sujeito e seu saber se constituem  a partir de um dinamismo dialógico ininterrupto e, longe do equilíbrio. Depois de cada nova aquisição, de cada modificação, o individuo tem a possibilidade de modificar seu sistema interno de crenças e motivações e por consequência, seu comportamento.
Assim, o texto tem como objetivo apresentar pesquisa realizada junto a professores da educação básica acadêmicas de pós-graduação Lato Sensu na área de Neurociências e Educação. O trabalho objetivou investigar as concepções docentes sobre aspectos socioemocionais e suas implicações para as práticas pedagógicas, em especial no trabalho em grupo.
A partir dos resultados tem-se como escopo final promover uma reflexão acerca da importância de, juntamente com aspectos cognitivos, o desenvolvimento de aspectos não cognitivos nos estudantes, trazendo à tona a problemática da formação docente nesse sentido, pois a ausência de preparo dos professores juntamente com um não conhecimento das epistemologias desse fazer, não contribuem para oportunizar ao estudante seu desenvolvimento integral.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Da Fonseca, M. C., & De Carvalho, F. A. H. (2017). ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA AÇÃO INTUITIVA?. Revista Educar Mais, 1(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%p.513

Edição

Seção

Artigos