Histórias de vida e pesquisa (auto)biográfica: contribuições para a formação da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2242

Palavras-chave:

Histórias de Vida, Pesquisa (auto)Biográfica, Identidade Docente

Resumo

Este texto objetiva discutir sobre as Histórias de vida e a Pesquisa (auto)biográfica nas Ciências Humanas, e, de modo especial, na área da Educação, e apresentar as suas contribuições para a formação da identidade docente. As Histórias de vida e a Pesquisa (auto)biográfica são práticas autopoiéticas, nas quais o sujeito identifica aspectos formadores nas suas experiências e constitui sentido à sua trajetória. Neste artigo, de natureza bibliográfica, analisaremos aportes teóricos de Josso (2010), Pineau e Le Grand (2012), Ferrarotti (2014), Delory-Momberger (2014), Dominicé (2014a, 2014b, 2014c), Nóvoa (2014) dentre outros. Conforme esse referencial, a reflexão sobre a trajetória pessoal é um movimento investigativo e formador da identidade, a qual não é fixa, pois o sujeito pode reconfigurá-la em virtude de novas experiências e interpretações.

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Biografia do Autor

Bruno Miranda Freitas, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Biologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Computação, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação. 

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Miranda Freitas, B., & Meireles Barguil, P. (2021). Histórias de vida e pesquisa (auto)biográfica: contribuições para a formação da identidade docente. Revista Educar Mais, 5(2), 280–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2242

Edição

Seção

Artigos